Reinaldo

Guimarães Rosa - Entrevista raríssima em Berlim (1962)


Entrevista raríssima do escritor e diplomata brasileiro João Guimarães Rosa com Walter Höllerer para um canal de televisão independente em Berlim, em 1962. São uma das únicas imagens em movimento deste grande autor da literatura brasileira. 
(Existe um outro videozinho, também disponível aqui no YouTube - https://youtu.be/WXpu6MAknWE -, onde Rosa dá entrevista em 1964 em espanhol, durante colóquio de escritores latino-americanos e alemães em Berlim.) Estas imagens que agora coloco aqui nunca chegaram a ir ao ar, no entanto, e foram retiradas do documentário "Outro Sertão" (assistam!), dirigido por Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, que encontraram o vídeo numa pesquisa de mais ou menos 10 anos sobre a relação do escritor com a Alemanha. 
Rosa apresenta o seu enorme romance 'Grande Sertão: Veredas' e também 'Primeiras Estórias', livro de contos que é uma joia da literatura, então recém-lançado. Fala sobre seu processo de escrita. 
Lembremos, como o próprio conta nesta entrevista, que o escritor havia sido cônsul em Hamburgo em 1936, tendo ajudado - junto à sua esposa, basta assistir o documentário "Esse Viver Ninguém Me Tira" (https://youtu.be/M_P18hufrVI) - diversos judeus e outros perseguidos a fugirem da Alemanha Nazista. Notem que, embora entenda as perguntas do entrevistador alemão, responde em português, o que também faz deste registro um grande valor histórico para o Brasil.
#GuimarãesRosa #JoãoGuimarãesRosa #Literatura

Comentários

Questão