Reinaldo

"A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil", de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa M. Starling



Em outubro: “A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil”, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa M. Starling

Sinopse:
No início do século XX, uma doença chegou ao Brasil a bordo de navios vindos da Europa. Altamente contagiosa, a moléstia atingiu todas as regiões do país. A gripe espanhola paralisou a economia e desnudou a precariedade dos serviços de saúde. Disputas políticas e atitudes negacionistas de médicos e governantes potencializaram o massacre, que vitimou sobretudo os pobres. Iludida por estatísticas maquiadas e falsas curas milagrosas, a população brasileira ficou à mercê do vírus até o súbito declínio da epidemia, no começo de 1919.
A partir de um vasto acervo de fontes e imagens da época, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa M. Starling recriam o cotidiano da vida e da morte durante o reinado de terror da gripe bailarina no Brasil, uma das maiores pandemias da história.

“Este livro narra com maestria as rotas e a velocidade de disseminação da doença, ao mesmo tempo em que acentua as dificuldades e os equívocos para seu enfrentamento no Brasil oligárquico da Primeira República. Convida-nos a refletir sobre o valor da imaginação histórica para a abordagem da crise contemporânea.” — Nísia Trindade Lima

Lançamento: 09/10
Já em pré-venda* nas lojas on-line: bit.ly/PreBailarina.
*Todos os livros comprados na pré-venda serão autografados pela autora Lilia Moritz Schwarcz e virão com um marcador autografado pela autora Heloisa M. Starling.

Comentários

Questão